Serviços

Técnicas de Seleção

Dinâmica de grupo

É uma atividade física ou mental, envolvendo um número de participantes, organizada por meio de  um conjunto de regras desde o seu início, desenvolvimento e término.

Permite também vivenciar as mais variadas situações, onde as decisões são tomadas rapidamente com tempo e recursos limitados.
Esta técnica de seleção, quando aplicada de forma eficaz, pode contribuir muito no processo de escolha do profissional para a vaga, visto que as atividades são desenvolvidas a partir das competências necessárias para o cargo.

Aplicação de provas de conhecimento

Provas de conhecimentos são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos como noções de informática, de contabilidade, de redação, de inglês etc.

Por outro lado, as provas de capacidade constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como a perícia em lidar com computador, a perícia do motorista de caminhão ou de empilhadeira, da digitadora ou do operador de máquinas. Esta técnica de seleção permite ao contratante analisar o grau de conhecimento do candidato antes de uma aprovação ao cargo.

Avaliação de potencial por competências - ASSESSMENT

Por meio de testes e inventários, é possível revelar e/ou identificar os talentos emergentes, bem como fornecer um prognóstico do potencial de cada profissional analisado.

Este processo visa identificar fatores, medir comportamentos e competências esperadas, tais como planejamento e controle, trabalho de equipe, tomadas de decisões, relações interpessoais, estilos de liderança e motivação.

Esta ferramenta mostra-se muito valiosa e com alto grau de profundidade para a seleção de pessoal, identificação de talentos, ações para promoção e formação de sucessores. De forma eficaz, fundamenta o planejamento de carreiras alinhadas e integradas aos objetivos da organização, das unidades de negócio, das equipes e dos indivíduos.

As ferramentas de Assessment ajudam as empresas na hora de estabelecer métricas para selecionar e recrutar, avaliar o desempenho dos colaboradores, medir o clima organizacional e criar planos de carreira, elas servem para, principalmente, que o profissional perceba seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais seu desempenho profissional.